O DICIONÁRIO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO
Resumo
O artigo visa apresentar o projeto de elaboração de um dicionário histórico-biográfico da magistratura do trabalho no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região/TRT4. Na fase de elaboração o projeto procedeu a um levantamento da biografia dos juízes do trabalho (classistas e togados), da instalação da Justiça do Trabalho em 1941 a 1976, reconstruindo as trajetórias de vida dos juízes. As informações obtidas pela pesquisa serão reunidas no Dicionário da magistratura do trabalho da 4a Região sob a forma de verbetes contendo informações biográficas dos juízes togados e classistas. O dicionário proporcionará conhecer, do ponto de vista histórico, quem foram os juízes responsáveis pela construção da Justiça do Trabalho na 4ª Região, delimitando nas antigas Juntas de Conciliação e Julgamento (hoje Varas do Trabalho) do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (então integrante da 4a. Região) e no Tribunal Regional. Além disso, futuramente, a iniciativa poderá ser estendida para outras regiões brasileiras. Esse projeto se insere no bojo das comemorações da instalação oficial dos 70 anos da Justiça do Trabalho no Brasil e no Rio Grande do Sul.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.