CONTEXTOS DISTANTES IDEAIS COMPARTILHADOS: A ESQUERDA NO MOVIMENTO OPERÁRIO NA COLÔMBIA E NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Mundos do trabalho distantes e ideias comuns. Assim pode ser definido o contraste entre as lutas dos operários na Colômbia e no Rio Grande do Sul ao iniciar o século XX. Mundos do trabalho distantes, já que, a sociedade colombiana foi uma sociedade fechada a qualquer tipo de pensamento que pusesse em dúvida os pilares conservadores e católicos que sustentam a nação; distinto ao contexto rio-grandense, mais aberto às ideias externas pelas suas características sociopolíticas com relação à influência do Positivismo e o fenômeno imigratório da região. Ideias comuns porque na revisão dos textos escritos por lideranças operárias sobressaem os conceitos de: união, educação e resistência. Deste jeito contrastarei alguns textos do Antônio Guedes Coutinho, português que dirigiu o jornal Echo Operario do Rio Grande e foi dirigente ativo do movimento socialista rio-grandense; com os trabalhos do Ignácio Torres Giraldo, sindicalista colombiano, organizador popular e intelectual marxista. Isto com o fim de determinar o papel que jogaram as ideias de esquerda como elemento de coesão nas formas de organização dos movimentos operários latino-americanos ao iniciar o século XX.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.