GESTÃO E TRABALHO: ANALISANDO O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM INSTITUTO FEDERAL
Resumo
Recorte investigativo de trabalho de final de Curso da Especialização em Gestão Educacional - da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (RS), teve como objeto de análise o Projeto Pedagógico Institucional – PPI, previsto no PDI – Plano de Desenvolvimento do Instituto Federal Farroupilha (RS). A problematização procurou evidenciar a categoria gestão, em seus desdobramentos no atual contexto do(s) mundo(s) do trabalho, tanto no âmbito das significações, assim como dos sentidos. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico/ metodológico o processo dialético no/do materialismo histórico. Em sua operacionalização efetivou-se uma análise documental, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo em Bardin (2011). Constatou-se vastas concepções, muitas vezes desarticuladas e fragmentadas, em média sete variáveis semi categóricas sobre gestão. Mas, foram encontradas apenas três com evidenciações categóricas, sendo o tripé “gestão administrativa - gestão participativa/democrática e gestão da educação”, que acabaram imbricando, em partes, as demais.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.