FONTES ORAIS E PROCESSOS TRABALHISTAS: INDÍCIOS SOBRE UM ANTIGO OFÍCIO EM PELOTAS
Resumo
O estudo de ofícios em vias de extinção configura-se como uma problemática histórica que pode ajudar-nos a refletir sobre algumas alterações sociais e culturais em nossa sociedade. Entre esses mestres estão os sapateiros. Hoje, eles ainda podem ser vistos nas ruas do centro da cidade, contudo seu espaço laboral é módico, a maioria limita-se aos consertos. Presença modesta se comparada com a relevância destes em outros tempos, em que se configuravam de suma importância para atender às demandas da sociedade. Processos, narrativas e bibliografia traçam interessante diálogo em diferentes aspectos relacionados ao cotidiano das sapatarias, como: a relação entre os funcionários, os conflitos e descontentamentos, a diferenciação entre o mestre sapateiro e os auxiliares, a divisão das tarefas e suas remunerações, as relações familiares que permeavam o meio laboral, entre outros. Dessa forma, a proposta do artigo é demonstrar as potencialidades das fontes orais em diálogo com os processos da Justiça do Trabalho da Comarca de Pelotas, com enfoque nesses últimos, através do processo de Gilnei Fouchy contra a Fábrica de Calçados Elfa e trechos das narrativas de três sapateiros pelotenses, proprietários de sapatarias, mantendo-se no mercado de trabalho através dos consertos.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.