DEIXO-O LIVRE COM A CONDIÇÃO "DE PRESTAR-ME SEUS SERVIÇOS DURANTE O PRAZO DE SETE ANOS": A LIVERDADE CONDOICIONADA DOS TRABALHADORES ESCRAVIZADOS EM PELOTAS/RS NOS ÚLTIMOS ANOS DA ESCRAVIÇÃO (1880/1888)
Resumo
A presente comunicação propõe refletir sobre as experiências de liberdade, engendradas por escravos, no município de Pelotas/RS, no período de 1880/1888, especialmente em uma conjuntura emancipacionista. Observamos na pesquisa que os senhores tentavam ao máximo retardar a possível liberdade de seus trabalhadores cativos. Diante disso, investigaremos como as mudanças sociais e políticas influenciaram nos projetos de liberdade dos escravos no mundo do trabalho às vésperas da Abolição, pontuando a linha tênue entre trabalho escravo e o trabalho livre que tais indivíduos históricos se encontravam naquela sociedade de antanho.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.