ENTRE VIRGENS VIDENTES E LÍDERES CABOCLAS: BREVE ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA GUERRA SERTANEJA DO CONTESTADO
Resumo
O estudo ora proposto traz algumas aproximações acerca da presença das mulheres, tendo como cenário a Guerra Sertaneja do Contestado, na tentativa de argumentar que, para além das lideranças masculinas, no espaço sertanejo da Guerra do Contestado, muitas mulheres estiveram envolvidas e tiveram o seu nome registrado na história. Se o universo militar sertanejo inclui o feminino, a produção artística advinda desse episódio também as tem abordado – emboraa partir das descrições bibliográficas que versam sobre o tema – quer sejam como líderes guerreiras, heroínas, videntes, mães dolorosas ou, simplesmente, atuando no campo de luta, nos difíceis tempos de guerra.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.