OS SISTEMAS DE TRABALHO ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DE TERRAS, LAGES-SC (FINAL DO SÉCULO XIX - INÍCIO DO SÉCULO XX)
Resumo
Entre os processos de legitimação e revalidação de terras correspondentes ao município de Lages-SC, transcorridos entre os anos de 1890 e 1910, período próximo e anterior ao início do conflito do Contestado, movimento este que atingiu a região que abrange o município citado, consta o processo de legitimação requerido por Domingas Maria Henrique, através dos seus autos é possível observar diferentes formas de trabalho na mesma terra, mesmo que não acontecessem de forma concomitante. O presente trabalho realiza algumas discussões, mesmo que ainda iniciais, sobre essas relações de trabalho, interdependentes da questão da terra, contextualizando-as aos demais elementos sociais intrínsecos a essa sociedade, como por exemplo, o coronelismo e o compadrio.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.