SENSIBILIZANDO O OLHAR: O CONFLITO DO CONTESTADO NA SALA DE AULA
Resumo
Propomos, a partir deste artigo, trazer a nossa experiência na docência do 2° ano do Ensino Médio, ao ministrar uma aula intitulada “desmitificando o Contestado”. O objetivo é mostrar como a abordagem deste tema na escola é complexo, por se tratar de um movimento social repleto de elementos peculiares, mas ao mesmo tempo possível e com ótimos resultados, se bem problematizado.Mostraremos como trabalhamos as fontes utilizadas durante as aulas: fotografias, documentos de arquivo público, e história em quadrinhos, revelando como os estudantes reagiram diante delas. Entendemos que a História deve fazer um paralelo com o presente e por este pressuposto trouxemos, na última aula, fotografias atuais da região do Contestado e seus moradores, inclusive imagens dos sobreviventes, na época do conflito crianças, hoje senhores com suas falas e memórias, expressas no olhar captado pela foto, que tanto impressionou nossos alunos.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.