SINGULAR, EXEMPLAR E UNIVERSAL. CRIMES E CASTIGOS NA CAMPANHA DO CONTESTADO
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a aplicação da justiça militar durante a guerra doContestado. A repressão ao movimento sertanejo ocorrido no sul do Brasil foi contemporânea ao projeto de modernização do exército brasileiro, dessa forma, as experiências vividas no campo de batalha no planalto catarinense foram pensadas como um laboratório de testes em uma corporação que desejava igualar-se aos exércitos europeus. Paralelo à aplicação da justiça conforme previa a lei, também vigorou uma forma tradicional de punir os delitos e crimes cometidos pelos soldados e superiores. Minha hipótese é de que existiam um tribunal oficial e outro movido pelas leis costumeiras, uma justiça firmada no código penal em vigor e outra que remontava ao período escravista brasileiro.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.