A ESCRITA E O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XIX E A REPRESENTAÇÃO DOS INDÍGENAS NAS LIÇÕES DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO
Resumo
Este artigo analisa a escrita e o ensino de história no século XIX, tomando como parâmetro as ideias de Joaquim Manuel de Macedo, especialmente, seus escritos na Revista do IHGB e o seu manual didático Lições de História de Brazil para uso das Escolas de Instrução Primária (1861/63). Este manual confere destaque às questões políticas e administrativas, mas contém duas lições sobre os indígenas brasileiros. Acredito que a forma de escrita das Lições de História do Brasil demonstra a importância que a temática indígena possuía para os políticos e intelectuais nesse período, especialmente, para os membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que pretendiam escrever e ensinar uma história que corroborasse com a construção da nação brasileira.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.