AS REPRESENTAÇÕES DO ASILO DE ÓRFÃS SÃO BENEDITO NA IMPRENSA LOCAL PELOTENSE DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar, a partir das representações encontradas nos jornais, alguns aspectos da história do Asilo de Órfãs São Benedito fundado em 1901, na cidade de Pelotas/RS. O asilo tinha como propósito acolher e amparar da miséria, dar instrução primária e religiosa às meninas desvalidas da região. Para o estudo das representações em torno dessa instituição, foram analisadas uma série de reportagens do jornal local A Opinião Pública fundado em 1896, com circulação até 1962. Ao que tudo indica, o jornal pesquisado atingiu um grande público leitor, inclusive dos grupos populares pelotenses. Seus exemplares podem ser consultados na Bibliotheca Pública Pelotense, que tem o acervo praticamente completo. Entre os referenciais teóricos foram utilizados autores como Amaral (2003), Bastos (2007), Chartier (1991), Loner (2001), Luca (2005) e Woodward (2000).Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.