DA MATERIALIDADE AO CONTEÚDO: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DO MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O presente estudo objetiva analisar o material didático do Mobral, através da perspectiva teórica da História Cultural. O material didático produzido pelo Mobral torna-se um veículo importante de valores, ideologias e cultura, podendo ser um instrumento de reprodução do saber oficial imposto por setores do poder e do Estado. Por trás do conteúdo, há o suporte, que compreende a tiragem, o número de páginas, o acabamento, as imagens, a estrutura do livro e a seleção de seu conteúdo. Ao apresentar cada um destes suportes, são feitas discussões, salientando os limites que esse tipo de análise do material didático pode apresentar ao pesquisador. Para um estudo cultural da produção didática é preciso entender esse suporte enquanto meio real de se materializar os discursos impressos por quem os produz e permite sua publicação. Assim, conclui-se que a proposta é pertinente para perceber a complexidade do material didático dentro de uma perspectiva historiográfica em que os estudos estão para além dos conteúdos impressos.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.