“EDUCAR É CONSTRUIR PARA O INFINITO”: ANÁLISE DOS DISCURSOS TRANSFORMADORES RELATIVOS À REFORMA DE 1971 NOS EDITORIAIS DA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL (1972-1974)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da análise realizada nos editoriais da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul entre os anos de 1972 a 1974, discutindo as ideias veiculadas pela revista aos professores da época. Através de metodologia aplicada, a análise documental, verificou-se que, neste período, logo após a implantação da reforma do ensino de 1971, a revista assume um caráter instrumental e que os editoriais, em sua maioria, são carregados de propostas aos professores sobre o seu comportamento frente aos novos desafios propostos pela reforma. Neste contexto, e por meio de uma perspectiva histórico-materialista, é possível configurar a Revista do Ensino como um canal direto de comunicação entre a Secretaria de Educação, responsável pela publicação, e os professores, utilizado para a transmissão de ideias sobre práticas e métodos que deveriam ser implantados na prática docente.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
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