NAS VOLTAS QUE A FORMAÇÃO EM HISTÓRIA DÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTAR COORDENADOR PEDAGÓGICO NA REDE BÁSICA DE ENSINO
Resumo
O presente relato narra uma experiência do constituir-se professor de História para além da sala de aula, quando assumo a condição de coordenador pedagógico dentro do Ensino Básico – função que passou a ser desenvolvida junto à implementação de um novo projeto pedagógico na escola, as Situações de Estudo (SE). Assim, a partir de uma metodologia de aspectos qualitativos, seguido de uma reflexão crítico-interpretativa baseada nessas premissas, o texto estrutura-se em três momentos: o papel da coordenação pedagógica em busca de um saber ambientalizado; a forma como essa função é apreendida pela documentação da escola e as atribuições das SE; as práticas desenvolvidas a partir de uma proposta do ouvir e do falar. Desse movimento, o que ocorre é um encontro com a própria formação na área de História, a qual se faz problematizando os alcances e limites dessa relação professor-coordenador em meio as mudanças pedagógicas em curso no cotidiano escolar.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.