DO PUCHIRÃO DO GÉ PICAÇO A TERRA DOS PINHEIRAES: OPERAÇÕES DE SELEÇÃO DA HISTÓRIA, DA MEMÓRIA E DO IMAGINÁRIO DE PASSO FUNDO NA DÉCADA DE 1920
Resumo
O presente trabalho objetiva esclarecer as operações de seleção da história, da memória e do imaginário de Passo Fundo a partir de duas obras produzidas na década de 1920: O Puchirão do Gé Picaço, livro de poemas escrito pelo advogado e jornalista Francisco de Paula Lacerda de Almeida Júnior, e Terra dos Pinheiraes, escrito pelo historiador Francisco Antonio Xavier e Oliveira. A partir de uma análise detalhada dessas duas obras, é possível perceber diferentes narrativas que estabelecem diferentes formas de filiação com o passado, bem como os sujeitos, lugares e acontecimentos importantes para essas distintas formas de relação com a história e a memória da cidade. Essas escolhas foram operadas a partir de um regime de historicidade característico daquele contexto, marcado pelo progresso e pela modernização urbana, o que influenciou na afirmação e no sucesso de uma forma de escrita da história municipal.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.