LITERATURA, HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO DO PASSADO EM ANATOLE FRANCE
Resumo
O objetivo deste trabalho é problematizar a representação do passado na obra Les dieux ont soif (Os deuses têm sede, 1912) do escritor francês Anatole France (1844-1924). O passado que não é apenas o da história da Revolução Francesa e do período do “Terror” que o romance aborda, mas que combina o presente do autor, sua trajetória e o contexto sociocultural e político do início do século XX. O romance demonstra notável capacidade de representação histórica sobre o período que procura retratar, além de suscitar uma discussão a respeito do tempo, elemento chave de sua construção.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.