CORPO E GÊNERO NO “ROMAN DE SILENCE”, DE HELDRIS DE CORNOUAILLES (SÉC. XIII)
Resumo
O Roman de Silence é uma obra escrita em francês antigo, da primeira metade do século XIII, por Heldris de Cornouailles. Ele conta a história das aventuras de Silêncio, filha de Cador, conde da Cornualha, que é levada a adotar uma identidade masculina a fim de garantir a herança de sua família, uma vez que, nesse reino, mulheres não podiam herdar. Somente editada em 1972, a obra deu origem a vários artigos que, em sua maioria, tratam da questão de gênero. Nosso objetivo é contribuir com essa reflexão, propondo um deslocamento do ponto de vista do qual se tem partido para elaborar tais análises. Se, por um lado, os atributos físicos de Silêncio são disfarçados, se uma identidade masculina é culturalmente forjada, há uma percepção do corpo, própria à época, onde dispositivos sexuais e identidade se entrelaçam, mas criam perspectivas de leitura que ultrapassam a fórmula corpo = gênero.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.