VOCÊ PARECE A ANGELA DAVIS: TENSÕES NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL
Resumo
Este artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa que estuda o cotidiano de estudantes de ensino superior durante a Ditadura Militar no Brasil. Para tanto, faz uma leitura do romance “As Meninas” (1973), de Lygia Fagundes Telles, e a coloca em confronto com a leitura de editoriais do jornal O Estado de São Paulo, produzidos entre 1967 e 1973, de modo a encontrar pontos de tensão nas representações sobre a juventude universitária em ambos os discursos. Com essa finalidade, parte-se de arcabouço conceitual desenvolvido por Michel de Certeau e Roger Chartier.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.