A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE FONTES HISTÓRICAS A PARTIR DA NOVA HISTÓRIA CULTURAL E O ESTUDO DE CARTAS
Resumo
Este artigo busca compreender e discutir a evolução do conceito de fontes a partir da ampliação teórico-metodológica ocorrida com a Escola dos Annales, focando principalmente as transformações acontecidas a partir da década de 1980 do século XX com o surgimento da Nova História Cultural e as inovações ocorridas na historiografia, dentre elas a Nova História Política. São discutidos aspectos diversos, incluindo as abordagens teóricas desenvolvidas pela historiografia para compreender como a utilização de cartas como fontes históricas ganham destaque e como são pensadas pela historiografia recente. Busca-se, portanto, inserir o estudo sobre cartas num contexto mais amplo de transformações que orientam a abordagem do historiador sobre estas fontes.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.