DIÁRIOS E ESCRITA DE SI: PERSPECTIVAS SOBRE O LAZER E SOCIABILIDADES PELOTENSES (DÉCADA DE 1950)
Resumo
Os diários se constituíram em um instrumento para "construção do ser", onde geralmente sua prática esteve delegada ao feminino, e majoritariamente as mulheres de classe abastada que tinham o domínio da escrita para produzir tais escritos. O presente trabalho tem como objeto principal a utilização de diários pessoais de uma jovem pertencente à elite pelotense,nos quais o tema que se apresenta são os espaços de lazer e sociabilidade da elite pelotense na década de 1950. Através do diário pessoal de Clarice Tavares Xavier pretende-se, por meio do seu olhar, descrever o seu cotidiano e as diferentes impressões que tinha sobre os lugares que frequentava na cidade de Pelotas.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.