BIBLIOTECA NACIONAL DA FRANÇA E WORLD WIDE WEB: UMA PESQUISA SOBRE DANÇAS DE CORTE NA FRANÇA DE FRANCISCO I A LUÍS XIV
Resumo
O trabalho aborda o uso da Internet para a viabilização de uma pesquisa histórica sobre a dança de corte francesa do reinado de Francisco I a Luís XIV, cujas fontes de pesquisa não estão disponíveis no Brasil. Com o acesso ao site da Biblioteca Nacional da França, foram encontrados tratados de dança e imagens produzidos nos séculos em questão que servirão de fontes primárias para o estudo. Além do acesso online, existe a possibilidade de fazer o download desses documentos, em sua totalidade, gratuitamente. O avanço tecnológico permitiu a disponibilização desses trabalhos por meio da reprodução digitalizada dos mesmos. O uso do scanner, copiando os documentos para um espaço online, evita o manuseio excessivo de obras bastante deterioradas pela ação do tempo. Dessa maneira, a Biblioteca Nacional da França será nosso principal local para a pesquisa, realizada de forma virtual, de fontes primárias sobre as danças de corte na França de Francisco I a Luís XIV.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.