A VIDA DE UM INDIVÍDUO PODE ESCLARECER O PASSADO? REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA DA HISTÓRIA A PARTIR DE PLUTARCO BRASILEIRO
Resumo
Em 1847, o historiador e biógrafo Pereira da Silva publica Plutarco Brasileiro. Nessa obra, o autor busca ajudar na tarefa de escrever a história da nação utilizando para isso biografias de indivíduos que, de acordo com o autor, haviam sido importantes durante a época colonial. Isso é feito, pois, através da escrita da história e, além disso, em uma análise mais apurada da obra, é possível depreender uma série de discussões importantes no contexto brasileiro do século XIX, como a relação entre História e Biografia, a escrita da história a serviço da nação, as proximidades e os afastamentos com modelos antigos e modernos de se escrever a história. São essas as questões principais a serem trabalhadas no presente artigo.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.