UM ESTUDO SOBRE A MUSEALIZAÇÃO DA ARQUEOLOGIA NO BRASIL COM FOCO EM DOIS MUSEUS BRASILEIROS: MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO E MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SAMBAQUI DE JOINVILLE
Resumo
Este artigo tem por finalidade trazer uma pesquisa iniciada no ano de 2014. Tal pesquisa tinha por objetivo analisar a Musealização da Arqueologia em dois museus brasileiros – Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) – sobre o olhar de três pesquisadores – um arqueólogo, um museólogo e um biólogo - vinculados na Universidade Federal de Pelotas. O estudo apresentado neste artigo é uma análise bibliográfica sobre a Musealização da Arqueologia no decorrer de alguns séculos tanto no Brasil como internacionalmente. Além de um estudo revisionista sobre a criação do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville e o papel desses dois museus dentro da Musealização da ArqueologiaAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.