OS CATIVOS NOS PROCESSOS-CRIMES NA VILA DE PIRATINI (1850-1880): HOMICÍDIOS, FURTOS, ROUBOS E INSURREIÇÃO
Resumo
O presente trabalho tratará de processos-crimes envolvendo os cativos na Vila de Piratini entre as décadas de 1850 e 1880 onde se sucederam os delitos ocorridos na vila de Piratini. Partindo das fontes processuais (interrogatórios e depoimentos) irá se investigar, quais motivações levaram estes sujeitos a praticar furtos, roubos, homicídios e a tentativa de uma insurreição de escravos. Investigarei na dissertação de mestrado sobre a escravidão em Piratini que é analisar as relações que ocorriam de tensão entre senhores e escravos, e escravos e senhores, como roubos, furtos, insurreição de escravos na então Vila de Piratini na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1850 e 1880.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.