HOMENS DE ELITE NA “SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE” DOS TEMPOS DO IMPERADOR (1822-1845)
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as relações de compadrio, de negócios e políticas mantidas por grupos da elite santa-mariense nos primeiros anos do regime imperial (1822-1845), levantando o perfil coletivo de homens que foram influentes na política e detinham poder econômico oriundo de atividades como o comércio e a criação de gado, sendo muitos deles proprietários de escravos. Durante as pesquisas realizadas no Mestrado e nas análises que estão sendo desenvolvidas no Doutorado, por meio do método prosopográfico, ou estudo das biografias coletivas (STONE, 2011), está em andamento a construção de um banco de dados, fazendo uso de programas como o Microsoft Excel e Acces, para traçar o perfil coletivo do grupo.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.