OS HOMENS LETRADOS: O UNIVERSO DO BACHARELISMO POLÍTICO E A FAMÍLIA EM PELOTAS NO SÉCULO XIX: 1850 – 1870
Resumo
Nosso objetivo no presente trabalho é elucidar questões acerca da carreira profissional dos bacharéis em Direito e a entrada na vida política, no sentido de averiguar se isso seria advindo de uma estratégia familiar ou de interesse individual destes que ao entrar na vida política, viam ali uma alternativa rentável e de prestígio que sua profissão dificilmente lhe traria diante de um cenário pouco propício de atuação profissional nos meados do século XIX. Para tanto, selecionamos bacharéis em Direito nascidos ou que exerciam a vivência jurídica e/ou política no município de Pelotas, para fazermos algumas discussões acerca da entrada na esfera política daqueles homens e a influencia familiar para a carreira política.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.