GRANDE HOTEL DE PELOTAS: DO PROJETO À INAUGURAÇÃO (1921-1928)
Resumo
O trabalho discute a trajetória do Grande Hotel de Pelotas desde o projeto de sua criação no ano de 1921 até a sua inauguração em 1928, quando a cidade passou a contar com um estabelecimento projetado e construído especificamente para servir como meio de hospedagem, diferentemente do que ocorria com os demais hotéis existentes até aquele momento. O trabalho justifica-se na medida em que há poucos estudos sobre a história da hotelaria na cidade de Pelotas, em especial sobre a história do Grande Hotel, sendo os trabalhos existentes sobre tal objeto escassos e abordados de maneira fragmentada. A metodologia baseou-se na análise dos jornais diários pelotenses da década de 1920: Diário Popular, O Libertador, A Opinião Pública. Além disso, o trabalho contempla uma breve revisão bibliográfica.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.