A COBERTURA JORNALÍSTICA EM DECISÕES GOVERNAMENTAIS NA INFORMÁTICA BRASILEIRA NOS ANOS 1970 – O CASO DO DATANEWS E DO JORNAL DO BRASIL
Resumo
Discutir a História da Informática do Brasil através das fontes jornalísticas traz algumas preocupações nem sempre tomadas pelo historiador – uma delas é perceber que as notícias por ela vinculadas situam em uma zona de intersecção entre dois campos (Informática e Jornalismo), nem sempre com as regras em sintonia. Por cada espaço social possuir suas especificidades, elas experimentavam processos distintos dentro do regime autoritário dos anos 1970, o que pôde certamente influenciar nas formas de divulgação e repercussão sobre a Informática no país. Assim, nossa intenção é apontar algumas características dessa zona de convergência/divergência que envolveu a atuação da Comissão de Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico (CAPRE) e a divulgação de suas ações pela Imprensa a partir de dois periódicos de perfis distintos: o Jornal do Brasil e o DataNews.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.