PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA NA AMÉRICA LATINA: O CASO DOS CONVENTILLOS DE BUENOS AIRES A PARTIR DAS TEORIAS DA MARGINALIDADE
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a construção de identidades a partir da condição marginal nos conventillos, espécie de cortiço ou habitação popular existente em Buenos Aires no início do século XX, sob a ótica das Teorias da Marginalidade latino-americanas e sua relação estabelecida com os conceitos de Exército Industrial de Reserva e Superpopulação Relativa, provenientes de Karl Marx. Desse modo, pretende-se investigar as peculiaridades do Ser marginal no que tange os elementos que acabam por transformá-lo, a partir de sua cultura de mescla e de seu cotidiano babélico, num dos agentes mais ativos da vida política portenha do período. Para isso trabalharemos com as diferentes definições a respeito da marginalidade a partir dos autores latino-americanos Aníbal Quijano, José Nun, e Lucio Kowarick. A intenção é que consideremos a hipótese de que o elemento do conventillo pode apontar a existência de uma Cultura Política Marginal que baseia sua força na construção da identidade a partir da própria exclusão.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.