A Indústria de energia elétrica em Pelotas
Resumo
No presente artigo procura-se reconstruir a trajetória da indústria de energia elétrica em Pelotas desde seus antecedentes, expressos na iluminação pública a óleo de baleia, até a destivação do parque gerador próprio da cidade, em 1974, pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Pretende-se verificar as características próprias que a indústria de energia elétrica assumiu no município após a sua instituição, em 1914, e suas relações com os poderes públicos, estadual e municipal, com os usuários dos serviços prestados pelas concessionárias e, ainda, suas relações com os operários que respondiam pela movimentação das usinas e dos transportes urbanos. Contextualizar-se-á os interesses e limites da iniciativa privada e a influência do parque gerador das empresas de eletricidade sobre o processo de industrialização local.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.