História oral e professores de história: um estudo das diretrizes nacionais para a educação das relações étnico-raciais
Resumo
O presente artigo propõe uma abordagem sobre a visão de professores de História a respeito da educação das relações étnico-raciais e ensino de história da África e cultura afro-brasileira e africana, de forma a valorizar suas experiências e identidades docentes. As narrativas analisadas foram constituídas com base nos procedimentos teórico metodológicos da história oral, que contribuiu para a produção de um conhecimento sobre (do e para) o cotidiano escolar. Para tanto, foram realizadas entrevistas de história oral temática com seis educadores. Por meio delas, foi possível identificar o posicionamento desses professores ao enfrentarem desafios cotidianos e elaborarem respostas práticas, no sentido da formação docente e da reestruturação do currículo, sem perder a dimensão da realidade do dia a dia da escola, local onde deve acontecer o enfrentamento do racismo, da discriminação e a promoção da autoafirmação da população afrodescendente.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.