FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ROMPENDO AS FRONTEIRAS HISTÓRICAS SOBRE O FAZER DOCENTE

  • Shirlei Alexandra Fetter
  • Raquel Karpinski
  • Denise Regina Quaresma da Silva

Resumo

O presente estudo procura apresentar uma breve síntese do processo histórico da formação docente, buscando ampliar a compreensão sobre a qual se constituiu a profissionalização do professor no movimento da sociedade, entrecruzando os problemas históricos com as questões contemporâneas. O objetivo fundamental é discutir a possibilidade de formar professores pesquisadores através da composição dialógica entre o campo docente, teórico e prático. Para isso, a reflexão se baseia na reconstituição do espaço acadêmico e os conhecimentos práticos a serem adquiridos no processo de formação dos professores, assim como na urgência de desenvolver oportunidades de aprendizagem que se entrecruzam durante o processo formativo. Finalmente, apresentar-se-á as considerações relevantes identificadas durante o estudo.
Publicado
2020-12-03
Como Citar
Fetter, S. A., Karpinski, R., & Silva, D. R. Q. da. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ROMPENDO AS FRONTEIRAS HISTÓRICAS SOBRE O FAZER DOCENTE. História Em Revista, 25(2). https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20159