FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ROMPENDO AS FRONTEIRAS HISTÓRICAS SOBRE O FAZER DOCENTE
Resumo
O presente estudo procura apresentar uma breve síntese do processo histórico da formação docente, buscando ampliar a compreensão sobre a qual se constituiu a profissionalização do professor no movimento da sociedade, entrecruzando os problemas históricos com as questões contemporâneas. O objetivo fundamental é discutir a possibilidade de formar professores pesquisadores através da composição dialógica entre o campo docente, teórico e prático. Para isso, a reflexão se baseia na reconstituição do espaço acadêmico e os conhecimentos práticos a serem adquiridos no processo de formação dos professores, assim como na urgência de desenvolver oportunidades de aprendizagem que se entrecruzam durante o processo formativo. Finalmente, apresentar-se-á as considerações relevantes identificadas durante o estudo.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.