SER PROFESSOR DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRIMINALIZAÇÃO DO FAZER DOCENTE
Resumo
O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre o papel do professor de história na sociedade contemporânea brasileira. A análise do discurso de inspiração foucaultiana foi a abordagem teórico-metodológica utilizada para compreender os inúmeros artefatos culturais que ecoam essa problemática atualmente. Reportagens, entrevistas, textos de opinião, editorais, e outros tantos tipos de textos fazem parte do corpus documental. Os resultados apontam para o aumento dos desafios no fazer docente dos professores de história, os quais precisam mobilizar estratégias no sentido de resistir aos ataques sofridos.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.