O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA REGIÃO DE ERECHIM/RS
Resumo
Este texto intenciona apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre a necessidade de uma educação antirracista, normatizada pela aprovação da lei 10.639/03. Com base no conceito de representação apresentado pelo autor Stuart Hall, cremos que a obrigatoriedade de se abordar a História da África e da Cultura Afro Brasileira esbarra numa série de concepções construídas através do tempo histórico. Acreditamos que somente ao identificarmos o caráter destas representações disseminadas através da educação é que poderemos, de fato, abordar algo sobre o tema, de maneira que a escola cumpra um papel inclusivo e humanizador.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.