HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA: AUTONOMIA NO ENSINAR E APRENDER
Resumo
O presente artigo apresenta, inicialmente, as inquietações e percalços encontrados para aplicação da lei 10.639/2003 no âmbito da Educação Básica. Trata-se de uma abordagem de cunho qualitativo e uma possibilidade epistemológica, que aponte para a visibilidade dos “saberes da diversidade étnico-cultural”. A proposta defende a dinamização de abordagens voltadas a afirmação de práticas pedagógicas referentes à afirmação identitária, sociocultural, antirracista e intercultural, transversal e interdisciplinar que conduza os entrelaçamentos do ensino de História como as “linguagens alternativas” da Literatura, do Cinema e da Música. Por entendermos que a sala de aula precisa tornar-se um laboratório de reflexões, debates, problematização, criatividade, diversidade, democracia e estratégias articuladas é que sugerimos proposições didáticas para o estudo de Histórias da África e Afro-brasileiras de forma criativa, inovadora e reflexiva. Esperamos indicar caminhos para uma reconfiguração curricular e a inserção dessas temáticas nas práticas educativas.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.