ENSINO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DE MAQUETES DO LASCA-UFSM

  • Valeska Garbinatto
  • André Luis Ramos Soares

Resumo

O Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas – LASCA, ligado ao Dep. de História da Universidade Federal de Santa Maria, vem produzindo maquetes para ensino de história desde 2006. A partir do ano de 2010 iniciamos a produção de maquetes para o ensino de História Afro-brasileira, considerando a Lei 11.645/2008 que altera a Lei 9.394/1996 (modificada pela Lei 10.639/2003), a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. O objetivo das maquetes é fornecer um subsídio material para a problematização do ensino de história. A metodologia do trabalho consiste em apresentar as maquetes aos educandos e discutir sobre alguns dados desde antes da chegada dos europeus até as consequências dos processos de escravidão, manumissão, e inserção na sociedade brasileira. Os resultados até o momento apontam que as maquetes são meios úteis para a discussão, haja vista a quantidade de detalhes representados e são suportes vívidos do cotidiano dos períodos em questão. Concluímos que o uso de maquetes pode facilitar a aprendizagem no meio escolar e servir como ferramenta de ensino de história.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-03
Como Citar
Garbinatto, V., & Soares, A. L. R. (2020). ENSINO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DE MAQUETES DO LASCA-UFSM. História Em Revista, 25(2). https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20163