ENSINO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DE MAQUETES DO LASCA-UFSM
Resumo
O Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas – LASCA, ligado ao Dep. de História da Universidade Federal de Santa Maria, vem produzindo maquetes para ensino de história desde 2006. A partir do ano de 2010 iniciamos a produção de maquetes para o ensino de História Afro-brasileira, considerando a Lei 11.645/2008 que altera a Lei 9.394/1996 (modificada pela Lei 10.639/2003), a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. O objetivo das maquetes é fornecer um subsídio material para a problematização do ensino de história. A metodologia do trabalho consiste em apresentar as maquetes aos educandos e discutir sobre alguns dados desde antes da chegada dos europeus até as consequências dos processos de escravidão, manumissão, e inserção na sociedade brasileira. Os resultados até o momento apontam que as maquetes são meios úteis para a discussão, haja vista a quantidade de detalhes representados e são suportes vívidos do cotidiano dos períodos em questão. Concluímos que o uso de maquetes pode facilitar a aprendizagem no meio escolar e servir como ferramenta de ensino de história.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.