SABERES E VALORES DAS PESSOAS NEGRAS EM MOVIMENTO: ENSINAR HISTÓRIA EM COLETIVIDADES EMANCIPATÓRIAS

  • Maurício da Silva Dorneles
  • Carla Beatriz Meinerz

Resumo

O artigo aborda o ensino de história a partir de uma perspectiva experimentada nas coletividades negras agremiadas em Porto Alegre. Com suporte no pressuposto curricular que estabelece uma estreita relação de aprendizagem com os saberes produzidos pelo movimento negro, regulado pelas Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004), em suas formas de narrar história e de ensinar de uma maneira geral. Aborda experiências produzidas pelos agentes afro-gaúchos que constituíram ações políticas como o percurso educativo “Territórios negros: afro-brasileiros em Porto Alegre” e o jogo pedagógico “As Viagens do Tambor”, enfocando as origens dos mesmos nas ações de distintas agremiações congregadas através do CRAB – Centro de Referência Afro-Brasileira. Fundamenta-se em categorias como Movimento Negro Educador (GOMES, 2017) e Pedagogia das Encruzilhadas (RUFINO, 2019).

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Publicado
2020-12-03
Como Citar
Dorneles, M. da S., & Meinerz, C. B. (2020). SABERES E VALORES DAS PESSOAS NEGRAS EM MOVIMENTO: ENSINAR HISTÓRIA EM COLETIVIDADES EMANCIPATÓRIAS. História Em Revista, 25(2). https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20164