COMO TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PRODUZIDA NOS MUSEUS E EM OUTROS ESPAÇOS? UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO E O CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR UP, CAPÃO DO LEÃO-RS
Resumo
Objetivamos discutir a possibilidade do uso da educação patrimonial produzida por museus mesmo quando a limitação geográfica ao acesso do acervo é substancial. O Memorial da Resistência de São Paulo está localizado no antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS-SP) e atualmente, através de um projeto de musealização, trabalha com a preservação das memórias de resistência e repressão política através da salvaguarda de documentação, exposições e do espaço educativo-cultural. Este trabalho é um relato de experiência sobre a utilização do “material de apoio ao professor” do Memorial da Resistência nas aulas do Curso Pré-Universitário Popular UP, Capão do Leão/RS.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.