CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EXPOSIÇÃO “GRIPE ESPANHOLA: A MARCHA DA EPIDEMIA” DO MUSEU DE HISTÓRIA DA MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL.
Resumo
O início do século XX foi marcado por uma conjuntura conturbada, com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o surgimento da Gripe Espanhola, que se tornou uma epidemia mundial. Buscou-se descrever os acontecimentos que foram retratados na exposição “Gripe Espanhola: A marcha da epidemia”, organizada pelo Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) com o objetivo de apresentar o cotidiano da cidade de Porto Alegre entre outubro e dezembro de 1918, que representa a eclosão da epidemia da doença na cidade. Por meio de acervo institucional como livros e objetos tridimensionais, periódicos e documentos oficiais, a exposição apresentou as estratégias e o modelo de organização adotados pelas autoridades públicas, médicas e polícias no combate à epidemia. Também mostramos como a população recebeu e se adaptou às mudanças. Além dos fatos históricos relacionados a epidemia este artigo objetiva apresentar o processo de concepção e organização da mostra, desde a escolha do tema até a sua apresentação ao público. Abstract: The beginning of the 20th century was marked by a turbulent reality, with the First World War and the appearance of the Spanish flu, which was configured as a worldwide epidemic. We show these events in the exhibition “Spanish Flu: the March of the Epidemic”, organized at the Museum of Medical History of Rio Grande do Sul. It covers the months from October to December 1918, when the Spanish flu epidemic broke out in Porto Alegre. Through institutional collection, periodicals and official documents, we present the strategies and organization of public, medical and police authorities in combating the epidemic and how the population received them and adapted to changes in their daily lives.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.