A atuação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nas diferentes conjunturas políticas até o Golpe Civil-Militar de 1964
Resumo
O presente artigo, a partir de uma revisão bibliográfica, busca traçar um panorama acerca do surgimento e do desenvolvimento do Partido Comunista Brasileiro (PCB). O objetivo é apresentar um quadro elucidativo de alguns dos elementos que compuseram o debate e as mudanças de rumo do partido e que levaram a um processo de rompimento e fragmentação da esquerda revolucionária na década de 1960. Processo este que, a despeito das profundas diferenças estratégicas e táticas, resultou em um confronto com a violência institucional do Estado quando do golpe civil-militar de 1964, e que levou a um quase aniquilamento das organizações de esquerda da época.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.