Discutindo a Ditadura Militar Brasileira em aulas de história: sequências didáticas com o uso do vídeo

  • Daniel Aparecido Ferreira
  • Cláudio Alves Pereira

Resumo

Este artigo objetiva apresentar duas propostas de sequências didáticas que utilizam o vídeo "Regime/Ditadura Militar" disponível no canal Nostalgia, no YouTube. O vídeo é apresentado como ferramenta pedagógica que amplia a possibilidade de engajamento, verbalização de ideias e construção de argumentação por parte dos alunos. As duas sequências – para o nono ano do ensino fundamental e para o ensino médio – se mostram alinhadas ao currículo de referência do estado de Minas Gerais. Os referenciais teóricos ratificam que o uso do vídeo nas aulas de História contribui para a formação dos alunos, criando um ambiente que os sensibiliza e permite ao professor organizar atividades pedagógicas que exploram a ludicidade e a criatividade em sala de aula ou em outro espaço em que se exercite o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-30
Como Citar
Ferreira, D. A., & Pereira, C. A. (2024). Discutindo a Ditadura Militar Brasileira em aulas de história: sequências didáticas com o uso do vídeo. História Em Revista, 29(1), 248-264. https://doi.org/10.15210/hr.v29i1.25801