Discutindo a Ditadura Militar Brasileira em aulas de história: sequências didáticas com o uso do vídeo
Resumo
Este artigo objetiva apresentar duas propostas de sequências didáticas que utilizam o vídeo "Regime/Ditadura Militar" disponível no canal Nostalgia, no YouTube. O vídeo é apresentado como ferramenta pedagógica que amplia a possibilidade de engajamento, verbalização de ideias e construção de argumentação por parte dos alunos. As duas sequências – para o nono ano do ensino fundamental e para o ensino médio – se mostram alinhadas ao currículo de referência do estado de Minas Gerais. Os referenciais teóricos ratificam que o uso do vídeo nas aulas de História contribui para a formação dos alunos, criando um ambiente que os sensibiliza e permite ao professor organizar atividades pedagógicas que exploram a ludicidade e a criatividade em sala de aula ou em outro espaço em que se exercite o processo de ensino e aprendizagem.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.