Os colégios na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul no século XIX
Resumo
A história dos Colégios abrange um largo período do processo educacional no ocidente. Tendo início na Alta Idade Média, suas marcas e reflexos se fizeram presente até a contemporaneidade. Deste modo, o presente texto procura apresentar os colégios e aulas avulsas que estiveram em funcionamento na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, particularmente em Porto Alegre, no século XIX. Alicerçado nas ideias de Durkheim (1995), Petitat (1994), Foucault (1984), Ariès (1988), e exemplificado nas diversas memórias da época, nos programas dos colégios, nos debates legislativos, nos pronunciamentos das autoridades públicas. Referente a metodologia utilizou-se a análise documental apoiada em Cellard (2010). Os colégios buscavam formar uma elite condutora, ou seja, possibilitar uma formação adequada a estrutura social do país. Nessas instituições, havia uma centralidade voltada para o domínio das boas letras, da arte, da retórica e da oratória.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.