“Guardei pra lembrança”: memórias do ritual do Ensaio de Pagamento de Promessa de Quicumbi da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (Tavares/RS)
Resumo
Este artigo enfatiza a importância das memórias e da história oral para a preservação das práticas ancestrais do ritual Ensaio do Pagamento de Promessa e da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Tavares/RS. Através do trabalho de campo etnográfico, foram realizadas entrevistas com integrantes e, a partir delas, buscou-se refletir sobre a conectividade das lembranças individuais e coletivas que criam um elo entre o passado e o presente. O texto aborda como as memórias individuais se relacionam com a memória coletiva da irmandade. Neste sentido, a transmissão dos saberes através da oralidade tem grande importância na formação da identidade cultural e para o compartilhamento do conhecimento ancestral.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.