“Guardei pra lembrança”: memórias do ritual do Ensaio de Pagamento de Promessa de Quicumbi da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (Tavares/RS)

  • Luciene Mourige Barbosa

Resumo

Este artigo enfatiza a importância das memórias e da história oral para a preservação das práticas ancestrais do ritual Ensaio do Pagamento de Promessa e da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Tavares/RS. Através do trabalho de campo etnográfico, foram realizadas entrevistas com integrantes e, a partir delas, buscou-se refletir sobre a conectividade das lembranças individuais e coletivas que criam um elo entre o passado e o presente. O texto aborda como as memórias individuais se relacionam com a memória coletiva da irmandade. Neste sentido, a transmissão dos saberes através da oralidade tem grande importância na formação da identidade cultural e para o compartilhamento do conhecimento ancestral.
Publicado
2024-01-30
Como Citar
Barbosa, L. M. (2024). “Guardei pra lembrança”: memórias do ritual do Ensaio de Pagamento de Promessa de Quicumbi da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (Tavares/RS). História Em Revista, 29(1), 92-113. https://doi.org/10.15210/hr.v29i1.25805