Resistência e identidade: análise de como a escola atua no processo identitário quilombola em Helvécia
Resumo
As instituições escolares são espaços onde são promovidas trocas culturais e sociais, assim como as discussões acerca dos processos multiculturais o qual o Brasil foi formado. Assim o ambiente escolar pode se tornar um amplificador de opiniões, mas também um cerceador de ideias e conceitos, principalmente no que diz respeito aos questionamentos sobre raça, assim a educação quilombola se torna uma pauta necessária perante a uma sociedade racista como a brasileira. Dessa forma, a pesquisa objetiva analisar de que forma o currículo na instituição escolar do quilombo de Helvécia abarca a questão negra nas escolas e como o PPP, atua nesse processo de fortalecimento da identidade negra e quilombola no ambiente escolar. A comunidade quilombola de Helvécia, está situada no Extremo Sul da Bahia, e para análise, selecionamos o projeto político pedagógico da escola, assim como o relato de experiência dos pesquisadores, visto que realizou-se uma visita à comunidade. Além disso, revistamos a partir da pesquisa bibliográfica autores que discutem acerca da temática. Em relação ao suporte teóricos acionamos: LIBÂNEO (1998), NASCIMENTO (1994), BRANDÃO (1981) dentre outros. Os resultados preliminares apontam que a compreensão da escola como importante espaço de questionamentos e aprendizados sobre as várias culturas, principalmente a quilombola, seja os costumes, causos e narrativas da população local, elementos imprescindíveis para a construção da identidade dos sujeitos que pertencem a comunidade de Helvécia e de políticas públicas que contribuam para legitimação da identidade e da cultura do população quilombola.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
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