Quilombos: organizações sociais interétnicas
Resumo
O presente artigo reflete sobre apontamentos teóricos oriundos de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB). As reflexões permitem um maior aprofundamento na compreensão dos quilombos enquanto categoria teórico/conceitual de organização social interétnica. Para tanto, temos como referência autores que trabalham com os conceitos de grupos étnicos, relações étnicas e interétnicas. Ademais, à luz de pesquisas desenvolvidas sobre o povoamento do Alto Sertão Baiano durante o período colonial, traçamos linhas que se entrecruzam em dados empíricos que nos ajudam a evidenciar o perfil dos primeiros moradores dessa terra, bem como as múltiplas relações que se estabeleciam entre eles.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.