História da Formação de Professores de Matemática no Sul do Rio Grande do Sul: uma revisão bibliográfica

  • Mélany Silva dos Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

O referido artigo tem por objetivo fazer um mapeamento das produções científicas em História da Educação Matemática, voltadas para a formação de professores. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, cuja busca foi realizada em cinco locais, sendo recuperados 140 documentos. Na análise, procuramos relação com a formação dos professores de matemática entre os períodos das décadas de 1940 até 1960 no Brasil, e mais especificamente com o sul do país, sendo 24 pesquisas selecionadas. A análise possibilitou um mapeamento e descrição do que já foi produzido referente ao tema, a maioria dos estudos foram elaborados predominantemente na região Sudeste, Sul e Centro-oeste, os trabalhos são em grande parte dos últimos 12 anos. Conseguimos caracterizar as pesquisas em três grandes temáticas: 1) história da trajetória dos professores de Matemática e sua formação; 2) história dos cursos de formação dos professores de Matemática; 3) levantamento das pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mélany Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande
Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da FURG. Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da UFPEL (2019). Possui Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) (2016). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2021). Com interesse em práticas de ensino de Matemática e na docência dessa disciplina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT); e do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie). Atualmente é professora de Matemática da rede municipal de Pelotas e está cursando Especialização em Docência no Ensino Superior, pela Faculdade de Educação São Luís. E-mail para contato: melany_feliz@yahoo.com.br
Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande
Sou licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente, sou professora associada da Universidade Federal do Rio Grande- FURG no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Tenho experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores, história e filosofia da ciência, e ensino de Biologia. Sou pesquisadora-líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie), lotado no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM) da FURG. O PEmCie desenvolve projetos e estudos em filosofia, história e educação em ciência e faz divulgação científica no blog (https://www.blogs.unicamp.br/pemcie/) e no podcast Pensando com PEmCie (https://open.spotify.com/show/6xjmy5pbbDYG31GDBS9MIK). Email de contato: laviniasch@furg.br
Publicado
2025-01-22
Como Citar
Silva dos Santos, M., & Schwantes, L. (2025). História da Formação de Professores de Matemática no Sul do Rio Grande do Sul: uma revisão bibliográfica . História Em Revista, 30(1), 140-155. https://doi.org/10.15210/hr.v30i1.26944