História da Formação de Professores de Matemática no Sul do Rio Grande do Sul: uma revisão bibliográfica
Resumo
O referido artigo tem por objetivo fazer um mapeamento das produções científicas em História da Educação Matemática, voltadas para a formação de professores. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, cuja busca foi realizada em cinco locais, sendo recuperados 140 documentos. Na análise, procuramos relação com a formação dos professores de matemática entre os períodos das décadas de 1940 até 1960 no Brasil, e mais especificamente com o sul do país, sendo 24 pesquisas selecionadas. A análise possibilitou um mapeamento e descrição do que já foi produzido referente ao tema, a maioria dos estudos foram elaborados predominantemente na região Sudeste, Sul e Centro-oeste, os trabalhos são em grande parte dos últimos 12 anos. Conseguimos caracterizar as pesquisas em três grandes temáticas: 1) história da trajetória dos professores de Matemática e sua formação; 2) história dos cursos de formação dos professores de Matemática; 3) levantamento das pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil.
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