Uma breve história das relações entre o ser humano e a onça pintada no bioma Pantanal

Resumo

O texto aborda a historicidade das relações entre humanos e a espécie felina Panthera onca, popularmente conhecida como onça pintada, no bioma Pantanal. O foco da abordagem incide nas mudanças ocorridas nestas relações. Na primeira metade do século XX, a caça à onça pintada era uma prática permitida pela legislação brasileira e diversos caçadores viajam para o Pantanal para vivenciar a experiência de matar o maior felino do Brasil. Posteriormente, a proibição da caça de animais silvestres, determinada pela Lei de Proteção à Fauna (1967), a produção de pesquisas sobre o comportamento da onça pintada no seu habitat natural, e o desenvolvimento do turismo ecológico no Pantanal, provocaram uma conjuntura mais favorável para o convívio entre humanos e a espécie Panthera onca. Contudo, este convívio ainda está marcado pela persistência de um imaginário social que considera a onça uma ameaça para os humanos e um problema para a pecuária bovina.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutor em Patrimônio pela Universidade de Jaén (Espanha). Cursou Graduação e Mestrado em História na UNISINOS. No Mestrado, desenvolveu pesquisa inserida no campo da História Ambiental, enfatizando a dimensão cultural e política do movimento ambientalista brasileiro. No período de 2013 a 2015, trabalhou como Editor da Revista Latino-Americana de História (RLAH) e como Coordenador do GT de História Ambiental da ANPUH-RS. Com o auxilio da CAPES, realizou intercâmbio na Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN) e na Universidade de Jaén, ambos durante o curso de Doutorado. Em 2016, ingressou como Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),Campus Pantanal, onde leciona no Curso de Licenciatura em História, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços. Atualmente, é Editor da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS), coordenada o Diretório de Pesquisa História, Água e Meio Ambiente e a Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Gestão de Água - RIEGA.
Publicado
2025-01-22
Como Citar
Rückert, F. Q. (2025). Uma breve história das relações entre o ser humano e a onça pintada no bioma Pantanal. História Em Revista, 30(1), 88-109. https://doi.org/10.15210/hr.v30i1.26949