Apresentação
Resumo
O patrimônio cultural da saúde e da assistência define uma área de conhecimento que integra os vestígios materiais e imateriais, com valor histórico e cultural que consubstanciam as práticas seculares da assistência e da saúde. Este patrimônio pode apresentar várias tipologias, do arquitetônico ao arquivístico, passando pelo pictórico, científico e de cultura material. Devido à sua natureza multidisciplinar, o patrimônio cultural da saúde e da assistência necessita ser estudado, preservado, difundido e valorizado, levando em consideração suas características próprias.
Tal diversidade tipológica evidencia a riqueza deste campo de estudos, que convoca múltiplas disciplinas, incluindo a história, a arquitetura, a museologias e a conservação e restauro. É por esta razão, também, que a temática do patrimônio cultural da saúde e da assistência tem recebido uma crescente atenção por parte de historiadores, arquivistas, arquitetos e médicos. Foi no sentido de promover e divulgar as investigações que vêm sendo feitas sobre a temática do patrimônio da saúde e da assistência que se organizou este dossiê.
Os artigos que o compõem evidenciam o interesse na temática e a potencialidade das pesquisas realizadas em diferentes estados brasileiros e no exterior, através do acionamento da documentação disponível em acervos arquivísticos, bibliográficos, museológicos e iconográficos. Apontam, em razão disso, para a constituição de um campo multidisciplinar da história do patrimônio cultural da saúde e da assistência a nível nacional e internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








