Um olhar humanista sobre a formação médica e a leitura do livro “Uma casa chamada Leiga”

  • Paulo Koschier Universidade Federal de Pelotas

Resumo

No momento em que nos referimos a um dado espaço físico, normalmente uma edificação, como “casa” provavelmente pressupomos que ali é um lar no qual reside uma família, como nos diz uma das definições dos dicionários da língua portuguesa. Pois bem, na escrita de “Uma casa chamada Leiga: os 60 anos da Medicina-UFPel”, Lorena Almeida Gill conseguiu capturar exatamente este aspecto vinculado ao sentimento de professores, discentes e egressos do curso de medicina da Universidade Federal de Pelotas. Em textos, publicações diversas e especialmente nas 48 entrevistas (realizadas em 63 sessões) com ex-alunos, primeiros formados, ex-diretores, professores e servidores técnico-administrativos, um aspecto perpassa todas as falas: o sentimento de que para aqueles profissionais a FAMED-UFPel é mais do que um curso, uma formação profissional, fazendo parte do sentimento pessoal de pertencimento a um lar, uma família, uma casa.

Biografia do Autor

Paulo Koschier, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Administração Pública (UFPel - 2021), Graduado em História, pela Universidade Federal de Pelotas em 2002, possui Especialização em História do Brasil (2006) - UFPel. Atua desde 2005 no Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, como Auxiliar em Administração, trabalhando na organização de acervos, apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão, organização de eventos acadêmicos e atendimento ao público. No período de 2013 a 2016 atuou junto ao Gabinete do Reitor da UFPel, desempenhando as funções de Assessor, Ouvidor e Chefe de Gabinete.
Publicado
2024-07-25
Como Citar
Koschier, P. (2024). Um olhar humanista sobre a formação médica e a leitura do livro “Uma casa chamada Leiga”. História Em Revista, 29(2), 139-144. https://doi.org/10.15210/hr.v29i2.27378