Um olhar humanista sobre a formação médica e a leitura do livro “Uma casa chamada Leiga”
Resumo
No momento em que nos referimos a um dado espaço físico, normalmente uma edificação, como “casa” provavelmente pressupomos que ali é um lar no qual reside uma família, como nos diz uma das definições dos dicionários da língua portuguesa. Pois bem, na escrita de “Uma casa chamada Leiga: os 60 anos da Medicina-UFPel”, Lorena Almeida Gill conseguiu capturar exatamente este aspecto vinculado ao sentimento de professores, discentes e egressos do curso de medicina da Universidade Federal de Pelotas. Em textos, publicações diversas e especialmente nas 48 entrevistas (realizadas em 63 sessões) com ex-alunos, primeiros formados, ex-diretores, professores e servidores técnico-administrativos, um aspecto perpassa todas as falas: o sentimento de que para aqueles profissionais a FAMED-UFPel é mais do que um curso, uma formação profissional, fazendo parte do sentimento pessoal de pertencimento a um lar, uma família, uma casa.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.