A trajetória de Edson Tadeu Holthausen na Instituição Pró- Ensino Superior no sul do Estado (IPESSE) e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

  • Lorena Almeida Gill Universidade Federal de Pelotas
  • Elisiane Medeiros Chaves

Resumo

Entrevista[1] realizada pelas historiadoras Lorena Almeida Gill e Elisiane Medeiros Chaves, com o médico Edson Tadeu Holthausen, no dia 29 de setembro de 2022, no Núcleo de Documentação Histórica da UFPel.   [1] A entrevista com o Dr. Edson Holthausen foi realizada para compor o livro “Uma casa chamada Leiga: os 60 anos da FAMED/UFPel”, escrito por Lorena Almeida Gill. Ele foi aluno da primeira turma da Faculdade Leiga de Medicina e uma daquelas pessoas que foi convidada para logo retornar e fazer parte do corpo docente da instituição, na área de radiologia. A ideia da publicação da narrativa se deu como uma maneira de homenageá-lo, em função de sua morte recente, no dia 1º de maio de 2023. Edson também foi o primeiro presidente da Associação dos Docentes da Universidade (ADUFPel). O texto apresentado é um extrato da entrevista, já que a narrativa é bastante longa. O acesso à narrativa, em sua totalidade, está disponível no NDH-UFPel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Almeida Gill, Universidade Federal de Pelotas
Sou professora titular do ICH/UFPel. Possuo Graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (1988), Mestrado (1998) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Realizei um Pós-Doutorado junto a Università Degli Studi di Siena, Itália (2008-2009) e outro na FIOCRUZ (2023). Tenho experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: construção de narrativas, gênero, mundos do trabalho e saúde e doença. Coordeno o Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner e o Laboratório de História Oral do ICH/UFPel. Sou membro da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), tendo sido sua diretora regional sul entre os anos de 2010-2012. Fui professora permanente do Programa em Sociologia UFPel desde a sua fundação em 2006 até o ano de 2020. Sou editora do periódico História em Revista. Atualmente faço parte do corpo permanente do Mestrado e Doutorado em História. Fui Diretora de Pós-Graduação da UFPel, Vice-Diretora do Instituto de Ciências Humanas e assessora da reitoria. Fui fundadora do projeto Escola de Inclusão da UFPel e sua coordenadora entre os anos de 2015-2018. Fui a articuladora do início do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) hoje Universidade para Pessoas Idosas (UNAPI), na UFPel e a criadora do PET Diversidade e Tolerância, tendo sido tutora por dois mandatos consecutivos.
Publicado
2024-07-25
Como Citar
Gill, L. A., & Chaves, E. M. (2024). A trajetória de Edson Tadeu Holthausen na Instituição Pró- Ensino Superior no sul do Estado (IPESSE) e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). História Em Revista, 29(2). https://doi.org/10.15210/hr.v29i2.27379